Terapia de Casal

Terapia de Casal e Terapia de Família são terapias das relações ou, se preferirem, dos vínculos.

Um casal é a expressão de um relacionamento muito especial, constituído por escolhas das pessoas envolvidas e sustentado em muitos laços, que vão sendo amarrados à medida que as etapas do ciclo da vida se sucedem!

Casais compartilham espaço físico, gerenciam orçamento comum, desfrutam momentos de lazer, férias e outros programas interessantes. No casamento, as pessoas adquirem e gerenciam patrimônio, se oferecem cuidados, acolhida, afeto, reciprocidade e compartilham de sua sexualidade.

Alguns casais também têm filhos. A diferença fundamental do vínculo estabelecido pela parentalidade (ser pai ou mãe) é que este é um vínculo indissolúvel. A parentalidade não se desconstitui com um eventual divórcio.

Alguns casais buscam terapia para qualificar sua relação, outros para aprofundar a compreensão mútua a respeito de dificuldades que percebem em sua comunicação e descobrir alternativas, outros por queixas quanto ao processo de tomada de decisões, por dificuldades ligadas a sua sexualidade ou por necessidade de cuidados com ambos ou com algum dos dois. Alguns vêm por uma combinação destes fatores.

Outra situação em que uma terapia de casal pode estar indicada é quando já está encaminhada ou assumida a opção pela separação e o casal precisa de ajuda para tornar o processo menos doloroso, com o apoio de um mediador.

Estou a disposição! Se desejarem, entrem em contato e marcamos uma avaliação.