Terapia Individual

Terapia ou psicoterapia é uma oportunidade que damos a nós mesmos de examinar questões íntimas, mas com o apoio de um especialista, capacitado para ajudar a perceber nós que não são tão evidentes quando refletimos sozinhos.

As questões existenciais, os conflitos, as dúvidas mais relevantes, ou a dificuldade no enfrentamento de condições que não podem ser evitadas, como o adoecimento pessoal, doenças de familiares, traumas ou vivências difíceis, como situações de abuso ou violência, tudo isso demanda um esforço pessoal de adaptação.

Diferentes modalidades de psicoterapia podem ajudar a lidar com estas demandas, representando um investimento relevante para um desfecho mais próximo do desejável.

Todo ser humano tem medos, diferentes graus de dependência, onipotência, vaidades, frustrações, enfim, questões que podem ser enfrentadas em terapia.

Dependência química ou outros problemas com bebida alcoólica (ou com outras drogas), depressão, transtornos do humor, irritabilidade, ansiedade, fobias, dificuldades para dar continuidade a projetos pessoais, tudo isso pode ser enfrentado a partir do investimento e engajamento pessoal num trabalho de psicoterapia.

Independente de ser ou não necessário complementar o tratamento com algum tipo de medicação, psicoterapia aumenta muito a resolutividade dos planos terapêuticos.

Tenho uma formação inicialmente voltada para as técnicas derivadas da teoria psicanalítica e uma formação posterior em terapia sistêmica, que compreende também terapia individual, não só terapia de casal e família. Mas acredito e procuro sempre me atualizar para um posicionamento de diálogo e integração de diferentes influências, valorizando e considerando muito os aspectos cognitivo e comportamental no meu posicionamento profissional.